Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Herbário da Unemat em Nova Xavantina disponibilizará informações pela Internet
Herbário da Unemat em Nova Xavantina disponibilizará informações pela Internet
26/03/2007 16:20:34
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Herbário NX da Unemat no campus de Nova Xavantina foi escolhido para compor a Plataforma Florescer – Flora Integrada da Região Centro-Oeste, que vai possibilitar que todo o acervo dos oito mil exemplares de plantas seja informatizado e com isso as informações sejam acessadas pela Internet de qualquer parte do mundo, incluindo imagens para consulta.

O projeto está informatizando e integrando as coleções botânicas de cinco herbários do Brasil Central, que estão entre os principais do país e que possuem a maior acervo da flora do bioma Cerrado. Por meio deste projeto, o Herbário da Unemat, se destaca em nível nacional.

Além disso, o Herbário da Unemat, está indexado no Index Herbariorum, organização internacional vinculada ao New York Botanical Garden que congrega os maiores herbários do mundo.

A inclusão do herbário na Plataforma Florescer já está em andamento. Este mês, a Unemat recebeu a visita da responsável pelo projeto, drª. Carolyn Barnes, curadora do Herbário UB, da Universidade de Brasília, o maior da região Centro Oeste, com mais de 200.000 exemplares catalogados. Os professores e alunos do campus da Unemat receberam um treinamento para utilizar o Brahms, um programa de computador desenvolvido na Inglaterra, que possibilita a consulta das informações on line.

De acordo com o coordenador do projeto em Nova Xavantina, professor Eddie Lenza de Oliveira, esta é uma oportunidade inédita para inserir o Herbário NX no grupo dos maiores herbários nacionais.

“Os dados do Herbário NX estarão disponíveis on line para acesso de qualquer parte do mundo, contribuindo para a divulgação e socialização das informações sobre a riquíssima flora do estado de Mato Grosso. Alunos e pesquisadores poderão ampliar seus conhecimentos botânicos, facilitando estudos ecológicos e fitogeográficos no bioma Cerrado”, observa a curadora do Herbário NX, a professora Beatriz Schwantes Marimon.

Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação com a colaboração do professor Ben Hur Marimon Junior, de Nova Xavantina.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 140887
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada